Proteja seus dados, proteja seu negócio.

Proteger os dados dos seus clientes contra ameaças de cibersegurança é uma missão crítica. Para isso, use os recursos limitados de TI.

Treine os funcionários para reconhecer ameaças.

Diversas ameaças — como programas do tipo cavalo de troia, e-mails de phishing, ransomware, links falsificados e ataques DDoS — destinam-se a funcionários que provavelmente não os reconhecerão como ameaças.

De acordo com a Society for Human Resource Management, treinar funcionários para identificar possíveis problemas é fundamental para a cibersegurança. Coordene e realize sessões de treinamento frequentes com os funcionários para mantê-los a par das ameaças de segurança atuais e comuns. Uma força de trabalho instruída é uma força de trabalho segura.


Exija senhas fortes. Os funcionários que prestam pouca atenção às senhas estão abusando da sorte—e permitindo uma brecha de dados. Elimine esse risco instituindo uma política forte de segurança por senha e garantindo a sua aplicação com rigor. Compile e faça circular uma lista de senhas ou variações de senha fáceis de hackear para deixar claro que essas senhas não são aceitáveis. Esclareça também que os funcionários não têm permissão para trocar senhas por motivos de mera conveniência.


Instale proteção contra malware. Existem muitos programas antivírus gratuitos e legítimos que protegem contra malware. Se seu orçamento permitir, pense em soluções anti-malware que ofereçam proteção mais robusta.


Proteja seus dispositivos móveis. Quando os funcionários baixam aplicativos de fontes questionáveis, aumenta a probabilidade de ataques por hackers ou malware móvel. Os funcionários não devem armazenar dados comerciais vitais em seus dispositivos móveis e deve ser uma política padrão que nenhum funcionário possa baixar um aplicativo em um dispositivo de propriedade da empresa até que seja avaliado e aprovado pela equipe de TI.


Garanta a segurança dos dados mesmo fora do seu endereço. As redes Wi-Fi públicas são criadouros de hackers e roubo de informações. Toda empresa deve adicionar criptografia a todos os dispositivos móveis de propriedade da empresa e enfatizar aos funcionários a importância de manter tablets, telefones e outros dispositivos móveis usados para o trabalho o tempo todo com eles. As empresas também devem exigir que os funcionários usem uma rede virtual privada ao se conectarem a um ponto de acesso Wi-Fi, efetuem logout após cada sessão ativa e configurem a autenticação de dois fatores.



Reforce sua rotina de backup de dados. Presumivelmente, você tem uma programação de backup de dados em vigor. Mas há sempre mais a ser feito, especialmente por provedores de serviços de dados especializados em proteção abrangente de backup. Os provedores de serviços geralmente podem instituir um padrão de segurança mais alto do que uma empresa pode realizar por conta própria. Todas as empresas, grandes e pequenas, enfrentam ameaças à cibersegurança. Priorizando a segurança dos dados e combinando práticas de encaminhamento de segurança com fortes soluções de segurança de rede, você pode manter as informações da empresa e os dados do cliente seguros e protegidos. Uma nova era de guerra cibernética começou: as vulnerabilidades de hardware e as variações de ataque estão crescendo em sofisticação e números, elevando o risco à segurança e aos negócios.





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